Esta semana comemorou-se o Dia Mundial do Lupus, patrocinado pela Federação Mundial do Lupus (World Lupus Federation), visando esclarecer a população e alertar para sinais que podem se relacionar com a doença. Como a doença acomete as pessoas? Quais seus principais sintomas e sinais? Que cuidados devem ter pessoas portadoras de lupus?

Lupus é uma doença inflamatória auto-imune, crônica, que pode acometer somente a pele (lupus discóide) mas pode acometer vários órgãos e sistemas, como rins, coração, vasos sanguíneos pelo corpo, o chamado lupus eritematoso sistêmico. A imunidade do paciente é ativada e leva (através de diferentes mecanismos) à inflamação de variados locais pelo corpo, provocando inúmeros problemas de saúde, que variam desde cansaço extremo até funcionamento inadequado dos rins (nefrite lúpica), problemas cardíacos e circulatórios, aumentando muito o sofrimento destes pacientes.

No Brasil e no mundo, a maioria dos acometidos é do sexo feminino, principalmente adolescentes  e jovens adultos. Na adolescência, a apresentação inicial do lupus envolve principalmente distúrbios renais relacionados à nefrite lúpica, como sangramento urinário (hematúria), perda de proteínas na urina (proteinúria), pressão alta (hipertensão arterial) e pode progredir para a doença renal crônica, necessidade de diálise e transplante ao longo do tempo.

O cuidado e acompanhamento pelo nefrologista pediátrico em conjunto com o reumatologista pediátrico é de fundamental importância  para os cuidados da criança e adolescente lúpico. Se você conhece alguma criança ou adolescente com lupus, esclareça os pais sobre a necessidade de acompanhamento nefrológico. Juntos, todos podemos ajudar!